Nesse 20 de março, Dia de Atenção à Disfagia, vamos falar sobre um dos principais exames que avaliam a doença e a seus impactos na saúde do paciente.

O nome parece complicado, mas o exame não é. O videodeglutograma nada mais é do que um raio X dinâmico que analisa como o paciente está deglutindo (engolindo) alimentos em diversas consistências. É recomendado para aqueles casos em que o indivíduo encontra dificuldades na deglutição (disfagia), engasgos, tosse recorrente ou pigarro, sensação de alimento parado na garganta, entre outros problemas.

Trata-se de um exame radiológico dinâmico, isto é, que gera imagens para a equipe avaliar o caminho que o alimento percorre no organismo, desde a fase oral até a passagem pelo esôfago. As imagens são gravadas e podem ser revistas a qualquer momento, quadro a quadro ou em câmara lenta. Para o exame, o paciente precisa ingerir alimentos misturados ao contraste que é um líquido branco (bário), substância que ajuda a equipe a acompanhar o caminho do alimento enquanto o paciente mastiga e engole. O procedimento é acompanhado pelo fonoaudiólogo, médico radiologista, técnico em radiologia e equipe de enfermagem.

Referência nacional da realização desse exame, a CRYA Medicina Diagnóstica conta com profissionais com vasta experiência em disfagia, que desenvolveram uma técnica inovadora para facilitar o procedimento: uma bolacha assada com bário (que é o líquido branco-contraste); isso torna o exame mais fácil de ser realizado, especialmente em crianças. Temos também uma cadeira para crianças especiais que facilita o posicionamento correto do paciente durante a realização do exame.

O videodeglutograma é indolor e é muito importante para diagnosticar e tratar pacientes com disfagia (problemas de deglutição) e faz parte dos exames realizados no Centro de Disfagia CRYA Medicina Diagnóstica. O contraste utilizado (bário) não causa efeitos colaterais.

Procure sempre um profissional de saúde para tirar dúvidas sobre exames e tratamento. E nos procure para mais informações sobre esse e outros serviços.