Neste artigo, você encontrará informações sobre os seguintes exames, realizados pela CRYA Medicina Diagnóstica:  pHmetria 24 horas, Manometria Esofágica, EED (Estudo contrastado de esôfago-estômago-duodeno), Nasofibroscopia, VED (Videoendoscopia da deglutição) e Videofluoroscopia (ou Videodeglutograma)

Para fazer seu agendamento, clique aqui.

 

pHmetria 24 horas

O que é?

A pHmetria Esofágica consiste na monitorização do pH do esôfago pelo período de 24 horas.

Indicação:

O exame de pHmetria identifica o retorno do conteúdo gástrico/ácido do estômago para o esôfago, que pode caracterizar a doença do refluxo gastroesofágico.

Entre em contato para saber o preço da pHmetria

 

Como é realizado?

Para a realização da pHmetria, é necessária a introdução de uma sonda através da narina que progride pela faringe, esôfago e estômago. Para diminuir o desconforto, a narina é anestesiada com geleia anestésica tópica (local).

A sonda de pHmetria esofágica fica conectada a um aparelho que monitora as mudanças do pH do esôfago. Após a instalação, o paciente pode retornar para as atividades normais, incluindo a rotina alimentar. Durante o período de 24 horas de exame de pHmetria, o paciente deve anotar os horários de início e término das refeições, de sono e despertar. No dia seguinte, o paciente deverá retornar ao serviço para retirada da sonda, submetendo o diário.

Apesar de poder manter suas atividades cotidianas normais, durante o exame de pHmetria 24 horas o paciente não deve tomar banho para não molhar o monitor, nem passar por detector de metais e raio-x de aeroportos.

Agende seu exame pelo WhatsApp

 

Manometria Esofágica

O que é?

O exame de manometria esofágica é o principal exame para definir o diagnóstico das doenças motoras do esôfago e auxilia na escolha do tratamento a ser adotado em cada paciente.

Indicação:

A manometria será sempre realizada antes da instalação da sonda de pHmetria.

Fale conosco e saiba mais sobre esse e outros exames

 

EED (Estudo contrastado de esôfago-estômago-duodeno)

O que é?

O EED é o exame radiológico que avalia o esôfago, estômago e duodeno.

Indicação:

Dificuldades da deglutição.

Refluxo gastresofágico.

Pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica.

Como é realizado?

O paciente ingere um líquido branco (contraste) que permitirá avaliar o esôfago, estômago e duodeno. Reações alérgicas são extremamente raras. Realizaremos imagens em diferentes posições, para avaliar possíveis alterações.

Agende seu exame pelo WhatsApp

 

Nasofibroscopia

O que é?

A nasofibroscopia avalia a cavidade nasal e a garganta por meio introdução de uma sonda fina e flexível em uma das narinas do paciente.

Agende a realização do exame nasofibro clicando aqui

 

Como é realizado?

Durante o exame de nasofibroscopia o paciente recebe alimentos líquidos, sólidos e pastosos, para que seja avaliada a capacidade de deglutição, ou seja, a capacidade de engolir.

Indicação:

O exame de nasofibroscopia pode ser realizado em pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos até idosos. A Nasofibroscopia é documentada e acompanha laudo e imagens digitais.

 

VED (Videoendoscopia da deglutição)

O que é?

A videoendoscopia da deglutição, conhecida pela sigla VED, permite o estudo dinâmico da deglutição, a partir do momento que inicia a mastigação.

Indicação:

A VED é indicada em pacientes com dificuldades frequentes de mastigação e alimentação.

Fale com a nossa equipe para saber mais detalhes sobre cobertura de planos de preços

 

Videofluoroscopia (ou Videodeglutograma)

O que é?

Um dos mais importantes exames para detectar as causas da disfagia é a videofluoroscopia (ou videodeglutograma). O objetivo é analisar a dinâmica da deglutição em todas as suas diferentes fases e como o alimento progride até o estômago.

– Fase oral: observa-se a mobilidade de lábios e língua, mastigação, força e coordenação da ejeção do alimento para a faringe;

– Fase faríngea: fase que só pode ser analisada através do exame da videofluoroscopia. Avalia como o alimento passa pela garganta, verifica se há obstruções, paralisias, qualidade da elevação laríngea que possam fazer o alimento se desviar do seu curdo para o esôfago, indo para os pulmões;

– Fase esofágica: observa-se a motilidade do esôfago e suas alterações (refluxo esofágico, megaesôfago, divertículo, hérnias etc.).

Agende seu exame pelo WhatsApp

 

Como é realizado:

A videofluoroscopia é um exame rápido, minimamente invasivo, indolor. É realizado na sala de raio-x, com o paciente sentado. A videofluoroscopia envolve a ingestão de alguns alimentos, com variadas consistências, misturados com o contraste de bário, bem tolerado e não alérgico.

O Centro de Disfagia da CRYA possui algumas exclusividades na realização da videofluoroscopia da deglutição, como o desenvolvimento de um biscoito (biscoito amanteigado) e o acompanhamento de uma fonoaudióloga, que testará estratégias terapêuticas quando necessário. Somos referência na realização da videofluoroscopia em pediatria, adultos e geriatria.

Comumente as queixas de deglutição que desencadeiam o pedido médico para a videofluoroscopia são em bebês que nasceram prematuros ou com alguma síndrome, baixo peso, crianças com recusa e seletividade alimentar, todas as idades com sensação de alimento parado ou de refluxo, de “bolo” na garganta, idosos com problemas de adaptação da prótese dentária ou com queixa de engasgos, doenças neurológicas com ataxias, síndromes, Parkinson, doenças do neurônio motor e investigação de sequela pós AVC.

Saiba mais sobre videofluoroscopia da deglutição, preço e condições de pagamento